segunda-feira, 18 de junho de 2012

TAO OF GRAPPLING

TAO OF GRAPPLING

O CAMINHO DO GRAPPLING 


Dizer com precisão quando, onde e exatamente iniciou-se a prática e conceito do Grappling não é uma tarefa fácil. Pois é algo que nasce do instinto de sobrevivência, um dos componentes que usamos como recursos para nos protege. Isso pode ter sido algo feito até mesmo por nossos ancestrais pré-históricos, sem ao menos ter sido usado na consciência de Grappling. Porém, existem relatos históricos da prática das mais variadas formas de Grappling por todo o mundo.

INICIO DA ARTE DO GRAPPLING NAS FORMAS - Inicio da arte do agarre no oriente. 

CHIN-NA - O método chinês de imobilização. Chin = agarrar, capturar e segurar. Na = controlar. Sua origem não é exata, mas alguns acreditam que tais técnicas foram formuladas por um monge Shaolin Jao Tung, organizando-as em 108 técnicas originais. Foram transmitidas ao general Yueh Fei, o qual foi o marco do surgimento do termo Chin-Na, que hoje integra a maioria dos estilos de Kung Fu.
As raízes que compõem o China-Na são muito antigas, as técnicas ou estilos que influenciaram a elaboração do Chin-Na vieram do Diãn  Xuè - pontos vitais e do Shuãi-Jião - quedas e projeções. Esses estilos datam de milhares de anos atrás, antes mesmo dos métodos japoneses como o jiu-jitsu fossem organizados.
o princípio do Chin-Na está na combinação dos pontos de pressão, manipulação das articulações e torções em geral.
As técnicas do Chin-Na são subdivididas em:

  1. Fen Jin - músculos e tendões 
  2. Cuo Gu - deslocamento ósseo 
  3. Dian Xue - pressão das cavidades
  4. Na Mai - bloqueio das artérias e canais de energia 
  5. Zhua Jin - bloqueio dos tendões 
  6. Bi Qi - impedimento do fluxo respiratório 


JIU-JITSU - Seu significado é “Arte suave”, inicialmente praticada por monges budistas na Índia, sua terra de origem, o Jiu-Jitsu ou Ju-Jutsu foi a primeira forma de grappling elaborada no Japão. Ao criarem este meio de autodefesa, os monges focalizaram sua análise aos princípios do desequilíbrio, articulação e submissão do oponente seu o uso de armas, sem a necessidade de golpes traumáticos. No Japão era usada como arte de combate corpo a corpo dos samurais, que com o final de sua presença na era Meiji, o método ficou esquecido e praticado por poucos que obtivessem, em sua linhagem familiar, antecessores samurais. Tendo firmado como pátria o Japão, o jiu jitsu influenciou e deu origem a diversas artes marciais, tais como Judo, Karatê e Aikido.

O Jiu-jitsu era, inicialmente, composto por vários estilos ou ramificações que ficaram conhecidas por diversos nomes: Aiki-Ju-Jitsu, Koppo, Tai-Jutsu, Gusoku, Oshi-no-mawari, Yawara, Hade, Jutai-Jutsu, Shubaku e outros. Cerca de 700 estilos foram criados, uns davam mais ênfase as torções, outros projeções, deslocamentos, existiam até aqueles que adaptavam o uso de socos e chutes.

JUDO - Jigoro Kano, nascido em 1860 em Hyogo – Japão, foi o fundador do Judo (1882). Mestre em Jiu-Jitsu Japonês, criou uma metodologia de combate diferente, salientando a queda, deslocamento e projeção do adversário. Tornou-se a arte mais praticada no Japão. Seu empenho está em colocar o adversário ao chão com o emprego de manobras corporais, conduzindo o oponente pelas físicas do desiquilíbrio. Mesmo tendo a atenção dada mais na parte das projeções, o Judo possui sua parte no chão com todas as ferramentas de imobilizações.





AIKIDO - No caso do Aikido, Morihei Ueshiba fundou em 1940 a arte depois de ter estudado mais de 30 estilos marciais. Tomava aulas de ju jutsu, obteve uma certa visão a respeito de opções de deslocamento, unido a grandes aprendizados do método Daito-ryu, nasceu o Aikido. Ai = Harmonia/ Ki = Energia/ Do = Caminho. Possui movimentos circulares que fazem valer em prática os conceitos de energia e usar a força do oponente contra ele mesmo, sua focalização está em desequilibrar o oponente através das torções e projeções parecidas com a do Judo, entretanto com extrema atenção ao uso dos círculos. Aikido além de sua parte prática possui grande atenção na filosofia, algo que Ueshiba dava grande importância. Os aluno são encorajados no conceito de harmonia, tanto na prática da arte como na vida.
Com o advento das armas de fogo no Japão, as artes marciais foram perdendo seu valor de uso pela opção do uso das armas, que eliminava rapidamente sem muito esforço. Somente voltaram a ter sua atenção no Ocidente, quando este começou a ter interesse pela forma de luta.


A EVOLUÇÃO DO JIU-JITSU - Idealização do Brazilian Jiu-Jitsu 


Mitsuyo Maeda nasceu em 1878, judoca japonês naturalizado brasileiro com o nome em registro de Otávio Maeda. Chegou no Brasil pela cidade de porto alegre, onde começou seu trabalho com o Judo na região. Depois foi para Belém e também fez sua presença notória com as artes marciais. Viajou por muitos países demonstrando sua arte de combate, futuramente fixando-se, no final de tudo, em Belém novamente. Ficou muito famoso no Brasil tanto pelas suas demonstrações organizadas, como em lutas e desafios que ganhava, provando sua técnica.
Carlos Gracie, que na época tinha 14 anos, conheceu Maeda em uma demonstração. Maravilhado com o estilo, decidiu aprender, sendo aceito como aluno. Carlos dedicou-se arduamente a arte do Jiu-Jitsu, e junto com seu irmão mais novo Hélio Gracie adaptaram e modernizaram o Jiu-Jitsu, denominado de Brazilian Jiu-Jitsu ou Jiu Jitsu Brasileiro.
Maeda não só ensinou Judo ou Jiu-jitsu para Carlos Gracie, mas também toda a metodologia de combate comparado com outras artes marciais. Seus ensinamentos eram baseados na experiências que teve nos confrontos reais entre os diferentes praticantes de luta. Puxado muito para a defesa pessoal e adaptação com outras modalidades.
Em 1925 a família Gracie foi para o Rio de Janeiro, lá lançou um marketing audacioso em que chamou a atenção de muitos artistas marciais, conhecido como "Gracie Challenge".
De todos os irmãos Gracie, Hélio era o mais franzino e frágil de saúde, por essa razão não podia treinar na prática. Tanto que as vezes que treinava, passava mal, chegando muitas vezes a ter casos de desmaios. Destemido em aprender a arte, Hélio observava tudo, assistia todas as aulas aprendendo visualmente cada técnica. Observador e detalhista, consegui aprender muito bem o Jiu-Jitsu em que foi comprovado no dia que substituiu Carlos em um treino. Todos ficaram admirados pela aula e toda a didática, domínio e técnica que Hélio mostrava os conceitos da arte suave. Devido seu biotipo, Hélio Gracie adaptou o jiu-jitsu à sua estrutura, aprimorando a parte de solo e dando ênfase a ela. Empregando um Jiu-Jitsu muito mais agarrado, rasteiro, dinâmico e possivelmente aplicado por pessoas de qualquer porte físico, podendo uma pessoa pequena, através do uso da ferramenta da arte, derrubar, imobilizar e finalizar um oponente duas vezes maior.

"O Jiu-Jitsu que criei foi para dar chance aos mais fracos enfrentarem os mais pesados e fortes. E fez tanto sucesso, que resolveram fazer um Jiu-Jitsu de competição. Gostaria de deixar claro que sou a favor da prática esportiva e da preparação técnica de qualquer atleta, seja qual for sua especialidade. Além de boa alimentação, controle sexual e da abstenção de hábitos prejudiciais à saúde. O problema consiste na criação de um Jiu-Jitsu competitivo com regras, tempo inadequado e que privilegia os mais treinados, fortes e pesados. O objetivo do Jiu-Jitsu é, principalmente, beneficiar os mais fracos, que não tendo dotes físicos são inferiorizados. O meu Jiu-Jitsu é uma arte de autodefesa que não aceita certos regulamentos e tempo determinado. Essas são as razões pelas quais não posso, com minha presença, apoiar espetáculos, cujo efeito retrata um anti Jiu-Jitsu."
(Hélio Gracie - Fightingnews)


Hoje seu Jiu-Jitsu tornou-se algo admirado por todos os lutadores e praticado por muitos de todo o mundo, pois é confirmada sua eficiência no que tange o combate misto. Tornando-se o método de Hélio Gracie uma chave e atributo exigente de grande importância e significância para os lutadores de MMA, e demais que levem a sério a arte do combate. Pois um bom e consciente lutador de artes marciais, seja qual for a categoria, jamais deve desconsiderar ou deixar de dar o devido valor ao emprego das técnicas de solo, além da grande evolução que o Jiu-Jitsu Brasileiro causou no mundo das artes do combate.


----------------------------------------------------------------------------------------------------------


MATSUNAGA GRAPPLING METHOD :

No método Matsunaga são treinados 180 elementos de cada linha do círculo da esfera de Grappling. Cada subnível trata-se de um método em questão, sendo ele composto por diversos elementos. As esferas de Grappling são compostas por 8 linhas chamadas de "níveis", em que cada nível existem 180 elementos de técnicas. São ao todo 6 esferas a serem treinadas no método Matsunaga de combate progressiva. 



Este vídeo demonstra as técnicas da primeira esfera básica da metodologia de Grappling, com os conceitos do modelo Brazilian Jiu-Jitsu ao emprego do Submission. Sendo de grande importância o treino de solo para que o artista marcial tenha as devidas completudes, para que assim, possa ter o máximo de êxito em adaptação à situação de agarre e de ser um lutador completo. Evitamos aqui o uso dos nomes, entretanto respeitando as formas que lhe são cabíveis e oportunos ao que se está sendo executado. Importa-nos neste vídeo ajudar, por meio filmológico, acrescentar para o espectador a noção de como lidar no combate de solo e aprender as formas de grappling que são mais apropriadas para o combate.







As técnicas em questão, é um subnível da primeira esfera da metodologia de Grappling, citando o elemento "raspagem" com a combinação da trocação de solo a que denominamos "Trapping de Solo", para assim, por meio dela chegar à raspagem, com domínio do braço do oponente. Na sequência do vídeo, demonstra-se a variação que se pode fazer, após executado a raspagem - tendo a opção no caso do ArmLock. Entretanto no método as variações de chaves a serem aplicadas são muitas, deixando aqui o exemplo da chave de braço.

Site


















Nenhum comentário:

Postar um comentário