segunda-feira, 4 de junho de 2012

Jeet kune do

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Jeet Kune Do
Informação geral
PráticaArte marcial
FocoHíbrido
DurezaContato pleno
Criador(es)Bruce Lee
Outras informações
Esporte olímpicoNão
Linha do tempo das artes marciais  · Lista de artes marciais  · Projeto Artes Marciais

Jeet Kune Do (Chinês: 截拳道 Cantonês: Jitkyùndou Pinyin: Jiéquándào, lit. "O modo de se interceptar o punho"), também Jeet Kun Do ou JKD, é um neo-sistema de arte marcial de combate, desenvolvido pelo artista marcial e ator, o mestre Bruce Lee.
Recentemente, em 2004, a Fundação Bruce Lee decidiu usar o nome Jun Fan Jeet Kune Do para designar o estilo. O nome faz referência à arte ensinada por Bruce Lee, como pretendia quando ainda vivo ou seja, mais próxima da concpção original dele. "Jun Fan" é o nome em chinês de Lee, com a tradução literal sendo "O modo de Bruce Lee de se interceptar o punho." Veja mais em O Tao do Jeet Kune Do.

 Origem

Estilo, sem formas fixas, o Jeet Kune Do é um sistema criado por Bruce Lee, que mais que uma arte marcial, é uma sintêse de seus próprios pensamentos. Em última instância o Jeet Kune Do (Caminho do golpe que intercepta) não se resume à uma técnica, mas essencialmente à uma filosofia advinda principalmente da corrente Taoísta, com influências do Zen Budismo, e de Krishnamurti.

Emblema do Jeet Kune Do. Os caracteres chineses ao redor do símbolo Taijitu indicam: "Usar nenhum meio como meio" & "Tendo nenhuma limitação como limitação" As flechas representam o movimento interminável e mudança do universo.
Segundo sua mulher, Linda Emery Lee, Bruce sempre se considerou primeiro um artista marcial, depois um ator.
Aficionado pesquisador marcial, Lee dedicou sua vida à análise das teorias e práticas de sistemas de luta. Percebeu a ineficiência para combates reais advindos dos floreios das técnicas clássicas, que chamava de "desespero organizado". Lee considerava que as técnicas clássicas de luta não estavam preparadas para situações reais de combate, preferindo abordagens mais diretas.
“Se sua vida está ameaçada, você não para e pensa: Deixe-me ver se minha mão está na posição correta, ao lado do meu quadril, ou se meu estilo é O ESTILO. Então, por que a dualidade?” (Bruce Lee)
Bruce acreditava que a velocidade era elemento fundamental do combate, e que as técnicas mais simples eram mais rápidas, tanto em velocidade de reação, quanto de aplicação.
Através de experiências em combates reais, percebeu certa dificuldade de vencer através dos métodos clássicos de seu estilo de Kung-Fu, o Wing Chun, considerado um dos mais diretos. Por essa razão, quebrou a abordagem clássica e se desenvolveu em vários sistemas de artes marciais, unificando-as em um estilo único que chamou de Jeet Kune Do. A principal diferença que Lee estava adotando ao seu estilo era a prioridade para a velocidade, usando para isto golpes lineares, ao invés dos tradicionais movimentos circulares das artes clássicas.
Os estilos pesquisados e sintetizados por Lee são o Boxe, a Esgrima, o Savate, a Luta Livre (Wrestling), o Wing chun (Ving Tsun) que estudou na China, junto com o famoso mestre Yip Man entre outros. Desse modo, o estilo levava em conta os chutes, os socos (e golpes com os braços), o corpo-a-corpo e a imobilização.
A abordagem filosófica do Jeet Kune Do é o mais importante do sistema, já que ele não se limita a conjuntos de movimentos. Para Lee o Jeet Kune Do se desenvolve diferentemente em cada tipo de lutador, porque as pessoas são igualmente diferentes, e não possuem as mesmas características físicas e psicológicas. A “liberdade de expressão” era para ele fundamental dentro de uma luta, e acreditava que um sistema marcial restrito, ou um conjunto de movimentos limitava a habilidade de resposta do lutador, que deve ser completa. O lutador eficaz deveria ser capaz de responder a qualquer tipo de situação. Essa era uma de suas principais divergências quanto aos métodos clássicos, que exploram situações de adversários estáticos em seqüências pré-estabelecidas, “dissecando-as como um cadáver”. Para ele o combate era bem vivo, e muito diferente de qualquer abordagem estática.
Entre as principais contribuições técnicas das pesquisas de Bruce Lee estão as teorias sobre a eficiência dos golpes diretos e simples, jabs com os dedos, técnicas e solo, e principalmente, as interceptações.
Do ponto de vista teórico a importância do controle da “distância”, do “timing” e da “cadência”, quebras de ritmo e dos fatores psicológicos do combate.
Sobre o ponto de vista físico, seus métodos de treinamento, alimentação e principalmente da coordenação e acurácia para desenvolvimento de maior potência dos golpes, através do domínio da tensão relaxamento das fibras musculares no momento dos golpes, além dos processos mecânicos envolvidos em cada um.

 Entendendo o Jeet Kune Do

Antes de iniciarmos nosso estudo, devemos ter em mente o real conceito sobre o Jeet Kune Do. Ao contrário das outras Artes Marciais, o Jeet Kune Do não pode ser chamado de "estilo". Definí-lo como estilo é perder totalmente o seu objetivo. Na verdade, devemos considerá-lo como uma "ferramenta", ou seja: Jeet Kune Do transcende qualquer conceito de estilo já criado até os dias atuais. Suas técnicas têm o intuito de fazer o praticante desenvolver seu potencial marcial ao máximo, pois ele não irá simplesmente decorar e repetir as técnicas, mas aprenderá a adaptá-las ao seu corpo e à sua habilidade. Também aprenderá a questionar a eficiência e o porquê de cada técnica ser executada de tal maneira. Finalmente terá conhecimento nas áreas de anatomia e física, utilizadas nas Artes Marciais, tais como pontos de pressão, alavanca efetiva, ação e reação, inércia, etc.
Jeet Kune Do é um método pessoal, onde o praticante adapta o estilo ao seu corpo e não o corpo ao estilo. No primeiro caso, o aluno aprende mais rapidamente que no segundo, pois não há a necessidade de treinamentos inúteis, de técnicas que jamais serão utilizadas pelo aluno em uma luta real, pois nunca farão parte de seu instinto natural.
Na maioria dos estilos tradicionais, todos os alunos são obrigados a fazer as mesmas técnicas, independente de seu tamanho, peso ou condição física. Isso faz com que alguns tenham mais dificuldades em adaptar-se ao estilo. Se um professor obriga a um aluno a executar um chute alto, porque a técnica sempre foi executada daquela maneira, os que têm menos flexibilidade demorarão a aprender e a executar perfeitamente a técnica, pois o corpo demorará bastante tempo a adaptar-se a movimentos e a posições às quais não está habituado.
Já no caso de adaptar o estilo ao corpo, a situação se inverte, e o aluno aprende mais facilmente. No caso do exemplo citado anteriormente, por que chutar alto, já que um chute baixo é tão eficiente quanto? Em Jeet Kune Do deve-se questionar o porquê das técnicas... Um aluno pode praticar um chute baixo, enquanto o outro, mais flexível, praticará um chute alto, porém os dois estarão praticando um chute, de igual eficiência, e nenhum deles deixará de aprender novas técnicas porque ficou "preso", aprendendo uma técnica que talvez demorasse um mês ou mais para chegar a uma razoável eficiência e precisão.

 A filosofia

Para Bruce Lee, o Jeet kune do é um método pessoal que se desenvolve no íntimo de cada um e a sua filosofia não se limita apenas a um conjunto de movimentos, mas sim à “liberdade de expressão” que um lutador tem e manifesta em combate. Um lutador deve ser capaz de responder de forma espontânea a qualquer tipo de situação e deve fazer isso sem a limitação de uma determinada arte marcial. Assim sendo, o praticante deve adaptar o estilo ao seu corpo e não o corpo ao estilo. Com este processo, o mestre Bruce Lee procurou demonstrar que um lutador não precisa dominar mecanicamente todas as técnicas de uma determinada arte marcial, pois o corpo humano pode responder de uma forma mais eficiente ao utilizar várias técnicas em conjunto. Lee comparou a sua filosofia ao trabalho de um escultor e indicou que este trabalha o barro para ter uma peça única e o Jeet kune do “deita fora tudo o que é inútil” e trabalha apenas o que é essencial para a melhor prestação de um lutador em qualquer tipo de combate.

 Conceitos principais

O Jeet kune do agrega em si vários estilos de luta como o Boxe, Esgrima, Kung-Fu e Wing Chun, uma arte marcial chinesa de autodefesa, e com eles foram desenvolvidos determinados conceitos fundamentais para a prática desta modalidade. São eles:
A totalidade de combate: A totalidade de combate significa que um lutador deve estar o mais atento possível a todo o tipo de abordagens que um combate pode vir a ter. A um lutador é exigido que saiba retirar todas as técnicas essenciais de vários estilos diferentes e utilizar apenas aquelas que mais lhe convém utilizar para uma determinada situação. A totalidade não é a acumulação de técnicas, mas sim a simplificação das técnicas essenciais para fazer uma abordagem direta ao combate.
A máxima eficácia: A orientação para a máxima eficácia pressupõe a aprendizagem de outros estilos marciais e a aquisição de uma enorme experiência de combate. Quanto maior for o conhecimento e experiência de combate, maior será a eficácia de um lutador, pois ele terá um maior domínio sobre os tempos de um combate. Cada lutador tem a sua própria forma de lutar e a interpretação que cada um faz das diferentes artes marciais e estilos faz com que este sistema de combate seja extraordinário.
A autodefesa: Este é um dos conceitos mais importantes do Jeet kune do, uma vez que um lutador deve fazer o necessário para se defender, independentemente das técnicas ou estilos marciais que utilize. Um dos objetivos principais de Bruce Lee foi o de tentar ultrapassar as limitações que as artes marciais tradicionais proporcionavam em combate, pois limitavam a ação dos seus praticantes.
A velocidade de execução: A velocidade é um dos elementos mais importantes num combate, pois permite que um lutador se superiorize ao seu adversário. No Jeet kune do, quanto maior for a velocidade de execução dos mais variados golpes, mais hipóteses tem um lutador de vencer os seus adversários.
O ataque forte: A máxima de que a melhor defesa é o ataque adapta-se perfeitamente à filosofia de Jeet kune do, pois, é desta forma que um lutador consegue interceptar os movimentos de um adversário e estar sempre um passo à sua frente. Dos ataques mais importantes, distinguem-se cinco formas de ataque distintos:
  • Ataque angular simples/Ataque direto simples: Trata-se de um ataque simples com alguns golpes que são fáceis de serem realizados (socos ou chutes). São aplicados da forma mais rápida possível com o intuito de surpreender os adversários.
  • Ataque por combinações: Trata-se de um tipo de ataque que combina vários ataques rápidos e diferentes.
  • Ataque indireto progressista: Este ataque simula uma ofensiva a uma parte do corpo do oponente de modo a criar uma abertura para atacar uma parte totalmente diferente.
  • Ataque de imobilização de mão e pé: É um ataque específico que visa imobilizar um determinado pé ou mão de um adversário.
  • Ataque em desenho: Este é um ataque de construção em que um lutador “desenha” o seu adversário através de vários movimentos realizados com as mãos e ataca-o quando ele está menos à espera.

 O Jeet Kune Do no Brasil

O Jeet Kune Do no Brasil se encontra em uma situação caótica. Muitos locais que hoje lecionam a arte tem procedência duvidosa, com professores que se encontram formados por cursos milagrosos via internet ou dvd's. Carecendo assim de conhecimento realmente profundo e especializado no Jeet Kune Do de Lee. De acordo com o próprio site da Bruce Lee Fundation (Fundação Bruce Lee), apenas instrutores e professores que possam traçar uma linha de ligação até alunos diretos de Lee podem lecionar a arte do Jeet Kune Do ou nada mais estariam fazendo além de um método de MMA. Deve-se tomar um cuidado demasiado sobre instrutores formados em instituições estrangeiras ou nacionais de JKD, pois muitas delas vivem da venda de diplomas e certificados on-line, o que torna a prática da atividade extremamente duvidosa e até mesmo perigosa. A informação é a unica ferramenta capaz de ajudar a evitar o charlatanismo que o Jeet Kune Do se encontra aqui no país neste momento. Com a popularização do método no Brasil, mais e mais escolas e associações (assim como instrutores e professores) tem surgido pelo Brasil, buscando explorar pessoas de boa fé e que não saibam onde recorrer para encontrar as informações corretas. Antes de treinar com alguem que se diga instrutor ou professor de JKD ou JFJKD, procure saber quem foi seu professor, quais são suas credenciais e por fim pesquise a origem da qual ele diz vir. Desta forma poderá se guarnecer melhor.

 Provérbios

"A economia e a simplicidade são as chaves dos movimentos do JEET KUNE DO."
"JEET KUNE DO não dá voltas, não toma desvios. Segue uma linha reta para o objetivo. A simplicidade é a distância mais curta entre dois pontos."
"As defesas não precisam ser fortes; apenas o suficiente para evitar o ataque. Em JEET KUNE DO, evitar é tão eficiente quanto bloquear."
"JEET KUNE DO: Nenhum caminho por caminho; nenhum limite por limite!"
"Um bom praticante de JEET KUNE DO não opõe força nem cede completamente; é maleável como uma mola; é o complemento e não a oposição à forca do oponente. Não tem técnica; faz da técnica do adversário sua técnica. Não tem desígnio; faz da oportunidade seu desígnio."
"O objetivo a ser desenvolvido não é realmente nada de especial. É meramente a simplicidade, a habilidade de expressar a técnica mais adiantada com o mínimo de esforço. Sofisticar não é ornamentar. Eu ensino o estilo LEE JUN FAN. Ele não é um estilo e também não é um esporte. Ele é defesa pessoal."
"Aproxima-se de JEET KUNE DO com a idéia de dominar a vontade. Esquece a vitória ou a derrota; esquece o orgulho e a dor. Deixa teu adversário arranhar a tua pele e esmaga a carne dele; deixa-o esmagar a tua carne e fratura-lhe os ossos; deixa-o fraturar teus ossos e tome a vida dele! Não te preocupes em escapar ileso; deixa tua vida diante dele!"
"Rolando as mãos tanto em harmonia quanto em contraste, os praticantes cultivam a energia fluente."
"A verdadeira observação começa quando o indivíduo esta além dos sistemas."
"Um mestre realmente bom jamais é doador da verdade e sim um guia, um apontador da verdade que o aluno terá que descobrir por si mesmo. JEET KUNE DO é simplesmente um termo, um rótulo para ser usado como um barco que se usa ao atravessar um rio , o qual se deve descartar ao chegar do outro lado e nunca mais trazê-lo às costas."
"Absorva o que é útil. Rejeite o que é inútil. Acrescente o que é especificamente seu. O homem, criador individual, é sempre mais importante que qualquer estilo ou sistema estabelecido."
"Para mim, o aspecto extraordinário das artes marciais está em sua simplicidade. O modo fácil é também o modo certo. Quanto mais próximo do verdadeiro caminho das ARTES MARCIAIS, menos desperdício de expressão haverá."
"Como a água, um combate não pode ter forma definida."
"Para compreender as técnicas físicas você deve aprender que elas contêm uma porção de movimentos coordenados. Isso pode parecer bastante desajeitado para você, porque uma boa técnica inclui mudanças rápidas, grande coordenação e velocidade. Colocar a essência, o coração das ARTES MARCIAIS em seu próprio coração e tê-la como parte de si mesmo, significa uma compreensão total e o uso de um estilo livre. Quando obtiver isso, saberá que não existem limitações para você."
"Antes que eu estudasse a arte, um soco para mim era apenas um soco, um chute era apenas um chute. Após estudar a arte, um soco não era mais um soco, um chute não era mais um chute. Agora que eu entendo a arte, um soco é apenas um soco, um chute é apenas um chute..."
"Qualquer técnica, por mais valiosa que seja, torna-se um mal quando a mente fica obcecada por ela."
"Socos e chutes são ferramentas para matar o ego. As ferramentas representam a força de direção intuitiva ou instintiva que, ao contrário do intelecto ou do ego complicado, não se divide, bloqueando a própria liberdade. As ferramentas movem-se para diante sem olhar para trás ou para os lados."
"Em sua liberdade original, o indivíduo utiliza todos os meios e não se restringe a nenhum; usa quaisquer técnicas que sirvam a finalidade que tem em mente. Eficiência é tudo que importa."
"Nenhuma natação simulada em terra os preparará para a água. O melhor exercício para a natação é nadar. O melhor exercício para o JEET KUNE DO é a luta real."
"Deixa de pensar como se não estivesses deixando. Observa as técnicas como se as não observásseis. Não há ensinamento fixo. Tudo o que posso lhe dar é um remédio certo para uma indisposição determinada."
"Quando o indivíduo alcança maturidade na arte, terá adquirido a forma amorfa (sem forma). Torna-se como o gelo dissolvendo na água. Quando não se tem forma, pode-se ter todas as formas; quando não se tem estilo, pode-se ter todos os estilos."
"Aprenda o principio, absorva o princípio e dissolva o princípio. Em resumo, obedeça ao princípio sem se tornar limitado por ele."
"A confiança nasce do conhecimento."

 Ligações externas

Site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário